Duas ações com foco na gastronomia social receberam a Ordem do Mérito Cultural Carioca na segunda-feira (1 de março), dia do aniversário do Rio. Uma delas é a plataforma Gastromotiva, tocada pelo chef e empreendedor social suíço David Hertz que encontrou, através da gastronomia, uma ferramenta de transformação social e combate ao desperdício. Em 2020, redesenharam o modelo de atuação e ampliaram a quantidade de refeições servidas. Também aumentaram a presença nas comunidades afetadas, distribuindo 1300 refeições na região central do Rio.
Outro contemplado com a Ordem foi o coletivo Lanchonete Lanchonete, criado em 2015, pela artista Thelma Vilas Boas, que desenvolve a cozinha comunitária com e para a comunidade da Pequena África, no Rio. Na pandemia, o grupo realizou os programas "Formação em Panificação", "Letramento Literário" e "Saúde Mental", que atenderam crianças, adolescentes e mulheres por doações de voluntários. Uma ação cultural focada na delicadeza mesmo em tempos tão difíceis.
A Prefeitura do Rio premiou 18 artistas e agentes culturais que se destacaram em 2020 por usarem a cultura como um elemento de contribuição à redução dos impactos da pandemia. Na cerimônia, os homenageados receberam a Medalha São Sebastião do Rio de Janeiro da Ordem do Mérito Cultural Carioca junto com um certificado.