Quantcast
Channel: Luciana Fróes - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 700

A fama dos vinhos laranja só aumenta no Brasil, e a turma dos rótulos naturais adora

$
0
0

f

Nada no mundo da viticultura soa mais cringe do que vinhos de cor laranja (em alguns casos, âmbar), feitos a partir de uma técnica ancestral difundida pela Geórgia, onde o primeiro vinho, segundo especialistas, teria surgido. Entre os mais buscados no Google recentemente, o vinho laranja anda mais badalado que nunca, especialmente pelo grande interesse dos pequenos produtores brasileiros e os amantes de vinhos naturais.

Caso da sommelier carioca Elaine de Oliveira, que decidiu montar uma harmonização inteirinha só com eles para estrear um projeto do chef Ricardo Lapeyre no Escama, Jardim Botânico. Uma vez por mês, ele vai cozinhar e servir pratos harmonizados com rótulos escolhidos a dedos por sommelières mulheres.

“Só penso em vinho laranja ultimamente, era feito na época de Cristo em ânforas de barro, e tem muitos brasileiros sendo produzidos. São feitos a partir de uvas brancas, mas vinificado como tintos, ou seja, suco em contato com as cascas que, na fermentação, vai oxidando, adquirindo, desse modo, elementos como polifenóis, uma cor alaranjada e textura rugosa, mais densa e encorpada do que os brancos costumam ser”, explica Elaine, que acabou de lançar o site Boa de Copo (mesmo nome da sua coluna na “Marie Claire”), com aulas e degustações. “Não se bebe muito gelado, tem aromas e sabores muito complexos. O grande barato é a harmonização, pode até ser com carne vermelha.”

Essa metodologia ancestral de vinificação - estamos falando de oito mil anos - vem provavelmente na atual Geórgia, país na intersecção da Europa com a Ásia. O mais conhecido produtor destes vinhos laranja, hoje, é o italiano Josko Gravner, na região do Friuli, que resgatou esta história nos idos de 1990. É dele o mais famoso, e, por razões óbvias, um dos mais caros também.

A série "Ondas, vinhos & elas" do Escama (3042-3097) começa na quarta-feira, dia 14, às 20h, só com rótulos nacionais. Yes, nós temos laranja!

Elaine de Oliveira e Ricardo Lapeyre


Viewing all articles
Browse latest Browse all 700


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>