A Artesanos Bakery e a cervejaria D’alaje se uniram para lançar a Bread IPA, uma cerveja à base de pão. A ideia é do padeiro Ricardo Rocha, da Artesanos, junto com Aldo Fagundes, sócio da cervejaria, para desenvolver "uma bebida que unisse o sabor dos primeiros alimentos fermentados da história da humanidade: o pão e a cerveja".
Ela é feita das sobras dos cinco pães mais tradicionais da casa (integral, baguete, multigrãos, rústico e clássico), que são selecionadas para serem congeladas e cuidadosamente desfeitas na hora da integração à mistura. O resultado é uma Indian Pale Ale (IPA) com 5,2% de teor alcoólico, levemente amarga (55 IBUs), com dry hop de lúpulos americanos que deixaram o aroma remetendo às frutas cítricas e amarelas. A base de grãos leva uma pequena quantidade de centeio, que dá uma cremosidade e uma leve picância e o corpo médio alto remete aos pães utilizados na receita.
Como não há desperdiçado, o processo é 100% sustentável. O mosto excedente é dividido em três partes, sendo uma delas destinada à alimentação de animais de pasto.
"O bagaço do malte utilizado na cerveja também tem destino para se tornar um ciclo sustentável completo voltando para virar um novo pão da Artesanos, o pão de malte; apoiando projetos sociais para alimentar quem está em situação de vulnerabilidade; e alimentando animais de fazendas parceiras, pois é rico em nutrientes", nos conta Ricardo Rocha.