Quantcast
Channel: Luciana Fróes - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 700

Tan Tan, bar com carta de Alex Mesquita, entre os 100 melhores do mundo

$
0
0

c

Um bar paulistano com um carioca no comando só podia dar em fama internacional. O Tan Tan entrou na lista dos cem melhores bares do mundo, ocupando a 87º posição do The World's 50 Best Bars de 2021. O único do Brasil! Grande parte deste mérito vem das mãos do premiado mixologista carioca Alex Mesquita, desde 2019 assinando a carta de drinques e responsável pelas cinco novidades em cartaz. Um deles é o Endless Love, releitura do famoso Sex on the Beach, servido em uma taça com gelo raspado, vodca, cordial de damasco e grenadine (espécie de xarope de romã feito na casa).

x

"É uma casa onde todos os procedimentos funcionam. E brigamos literalmente todos os dias para entendermos o mais alto nível", comemora Mesquita, que vai dar uma aula da Bloody Mary no Rio Gastronomia dia 18/12.

c

Outra obra-prima sua servida naquele balção é o Luma Affair, inspirado no Bombeirinho, feito com cachaça, xerez, limão e romã. O Tantagerine Sour é preparado com gim e tangerina; o Yuzu Martini leva gim, saquê e yuzu — um tipo de gim japonês, uma releitura do clássico dry martini. O lado direito da carta vai de R$ 36 a R$ 49.

c

O bar tocado por Thiago Bañares, abriu as portas em 2015 em Pinheiros, São Paulo, e iniciou sua jornada explorando drinques e receitas clássicas da cozinha chuka, vertente da culinária japonesa com influências chinesas. São várias receitas de lámen e as guiozas atraem gente do país inteiro, mas também tem rolinhos de harumaki fritos, recheados de tartar de atum, gergelim, maionese tipo kewpie feita na casa e pó de nori; rolinhos primavera e Kaki Ponzu: sobre ostras frescas de Santa Catarina molho ponzu, purê de umeboshi (ameixa em salmoura), mignonette e ciboulette.

c

Alex Mesquita conta que ainda vive na ponte-aérea entre Rio-SP. Hoje, faz temporada no Tan Tan, mas a maior parte do tempo está no Rio, onde mora sua família.

c

"Nós não sabíamos em nenhum momento quem eram os jurados. Acreditamos que boa parte dos votos foi de brasileiros e o restante dos nossos hermanos latino americanos. Eles costumam levar em conta itens como: se a carta de bebidas é compatível com o layout de bar e a proposta do cardápio e se este se compromete a vender drinques e coquetéis de maneira inteligente. O Tan Tan tem essa atmosfera", acrescenta Mesquita, compartilhando sua receita predileta, o xodó atual da casa, o Tan Tan Club, servido em copo baixo com gelo grande e… Tan Tan!

c

30 ml Brandy de Jerez

20 ml Jerez fino

20 ml Vermute Rubino

2 gotas Bitter de laranja

2 bailarinas xarope de abacaxi.

Fotos: Tati Frison

c

 

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 700


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>