Quantcast
Channel: Luciana Fróes - O Globo
Viewing all articles
Browse latest Browse all 700

Os 50 anos da cerveja em latinha no Brasil

$
0
0

c

De terno e gravata, o então prefeito de Rio Claro, Álvaro Perin, deu o primeiro gole da cerveja em lata no Brasil em 3 de abril de 1971, sob os olhares curiosos dos diretores da cervejaria, conforme registro do jornal “Diário do Rio Claro”.

Isto aconteceu na sede da Companhia Cervejaria Skol-Caracu, fabricante de Rio Claro, a 173km da capital paulista, que assinou a primeira cerveja em lata do Brasil: a Skol, marca sueca que a cervejaria do interior havia começado a produzir no país em 1967 - antes de ser comprada pela Brahma, que só em 1999 viria a se tornar Ambev. As latinhas eram de folhas de flandres, um material laminado composto por ferro e aço revestido, substituídas por embalagens de alumínio em 1989, visando a conservação da cerveja gelada por muito mais tempo.

c

Em meio século de vida, a latinha conquistou milhões de adeptos, a ponto de ser responsável hoje por 79% de todas as embalagens de cerveja consumidas no país, segundo a consultoria Kantar. Nos últimos anos, a Ambev lançou versões em lata de 350ml de cervejas como Brahma Duplo Malte, Becks, Spaten, Colorado Ribeirão Lager e até bebidinhas destiladas.

De acordo com a consultoria Euromonitor, o consumo em 2020 foi de 19,6 bilhões de latas de cerveja, um salto de 16% sobre o ano anterior, puxado pela pandemia - foram tomadas mais latinhas em casa do que long necks ou litros nos bares e restaurantes.

Ano passado, a Ambev inaugurou a Fábrica de Latas em Sete Lagoas (MG), com capacidade anual para produzir 1,5 bilhão de latinhas.

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 700


<script src="https://jsc.adskeeper.com/r/s/rssing.com.1596347.js" async> </script>